top of page
Buscar
Foto do escritorVia Expressa

Impressões sobre o curso Manutenção do Trabalho do Corpo Sensível

Vivemos a experiência de ampliar a energia de nossos corpos para sair da sala de nossas casas e chegar na cidade das pessoas que participavam. A busca de um corpo não cotidiano, fervilhando por dentro na busca da pré-expressividade, aberto para as emoções e a presença cênica. Corpo expandido, reduzido, pulsante, elétrico, sereno, sempre vivo em tessituras e cores múltiplas. De tanta terna tensão, surge a energia que é necessária ao ator, numa construção importante de você com você mesmo, força que te pertence e que você irá compartilhar generosamente. Compreender a presença do ator como conhecimento que tenho de mim mesma, de um ser humanizado que sente o corpo inteiro presente no aqui e no agora, não há passado e não há futuro. Sensação final de raízes que se aprofundam na terra e o olhar que alcança o Sol. Estávamos juntos, mesmo distantes!

O Via Expressa Coletivo Teatral participou do curso "Manutenção do Trabalho do Corpo Sensível", ministrado por Carlos Simioni e Stephane Brodt que é o resultado da pesquisa desenvolvida no APA/Ateliê de Pesquisa do Ator ao longo de quatro anos, onde esses dois pedagogos colocaram em diálogo suas formações e experiências, abrindo novos caminhos sobre o trabalho do ator. Estes encontros foram especialmente, organizados para participantes de oficinas anteriores com os dois atores.


Deixamos o nosso carinho e agradecimento ao LUME/Campinas, aos ministrantes, aos colegas que tornaram possíveis estes encontros neste formato digital inédito.

Um agradecimento especial para Carlos Simioni, orientador do grupo VIA EXPRESSA COLETIVO TEATRAL, que nos faz acreditar, cada vez mais, que o Teatro é uma possibilidade de conectar almas e corpos através da Arte do Ator, para além dos limites impostos pelo tempo e o espaço.


Fotos Simioni e Brodt: Marta Viana (APA/Ateliê de Pesquisa do Ator)


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page